Como é a estrutura de um container?

Como é um container por dentro?

Containers se tornaram itens comuns em nosso dia a dia. Fazem parte da paisagem das regiões portuárias e nas rodovias em operações logísticas. Mas também são encontrados em canteiros de obras, armazéns, projetos arquitetônicos e até mesmo eventos. Sua presença, muitas vezes, pode gerar curiosidade em muitas pessoas. O que torna esta caixa de aço tão útil?

Conheça a história dos Containers

Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, além da necessidade de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga (no transporte marítimo daquela época, a maior despesa era transferir a carga do transporte terrestre para o navio no porto de saída, e do navio no porto de chegada para o caminhão ou trem que faria a o transporte até a outra ponta da cadeia. Segundo estudos, esta movimentação de cargas soltas representava cerca da metade do custo total do transporte).

Somente em 1957, o americano Malcom Mc Lean, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.

Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, e abrangendo transporte marítimo, fluvial, rodoviário e ferroviário, além de terminais portuários.

Há mais de 60 anos os containers são considerados importantes ferramentas logísticas. Sua padronização e características oferecem muitos benefícios. Confira abaixo:

Como é a estrutura de um container?

O container, como já vimos, é uma grande caixa de aço desenvolvida para fornecer segurança e padronizada para ser movimentada por diferentes modais em qualquer lugar do mundo.

O tipo mais comum visto no Brasil é o Container Dry 20 pés Standard. Ele mede 6 metros de comprimento por 2,43 de largura e 2, 60 de altura.

Sua estrutura é formada por uma base com travessas e um assoalho de compensado naval. Suas laterais e teto são formadas por vigas e painéis de aço, sendo que em uma das extremidades ficam as portas duplas frontais com suas travas de segurança.

Um Container Dry 20 pés Standard pesa 22 .000 KG, sendo que sua capacidade de carga pode chegar a 28.280 KG.

Fonte: França Junior, Adelmo Magalhães de.
Análise estrutural de contêineres marítimos utilizados em edificações

Outra característica importante é que containers são fabricados para serem módulos resistentes. Sua estrutura recebe um tratamento específico para a exposição a água do mar, chuvas e ventos. Possui também vedação para que os itens guardados em seu interior estejam bem isolados.

Eles possuem dispositivos que permitem o devido encaixe para serem içados e movimentados, seja por gruas, pórticos e guindastes (Munck). Além disso, podem ser empilhados, como vemos em terminais portuários, navios e caminhões.

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